/O que é o m-commerce e por que investir nessa tendência?
maos-segurando-smartphone-para-realizar-compras-no-mcommerce

O que é o m-commerce e por que investir nessa tendência?

Atualmente, a tecnologia tem proporcionado a criação de produtos inovadores e o surgimento de novas tendências de mercado. Ela tem contribuído enormemente para a revolução da forma como consumimos produtos, transformando o que antes era uma experiência apenas física em presença digital.

Uma dessas transformações no comportamento do consumidor vem se consolidando com a fusão entre o comércio digital e a crescente adesão aos dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

No post de hoje, apresentaremos algumas informações sobre o que é m-commerce e os motivos pelos quais você deve investir nessa tendência. Vamos conferir?

Definição de m-commerce

Partindo do mesmo princípio do e-commerce, que é qualquer transação comercial feita por meio da internet. O m-commerce utiliza as plataformas mobile para executar essa tarefa, possibilitando que os clientes façam compras pela internet através de seus dispositivos de qualquer lugar, a qualquer hora.

Essa nova modalidade de comércio digital surgiu a partir da mudança de comportamento no modo como o consumidor utiliza a internet. Devido à sua mobilidade de praticidade, os usuários começaram a utilizar celulares e tablets cada vez mais, diminuindo o acesso através de desktops.

No Brasil, mesmo que ainda poucas empresas tenham adotado de forma significativa ao mercado de m-Commerce, as que investiram sentiram uma diferença significativa nos resultados. Um exemplo disso é a gigante do Varejo de calçados Netshoes que, após aderir ao comércio mobile, registrou um aumento de 262% em sua receita de vendas.

Tal cenário irá se tornar cada vez mais comum também devido ao aumento de cobertura 5G no Brasil, possibilitando que o acesso à internet via dispositivos móveis seja mais rápido e eficiente, encorajando o público a efetuar ainda mais ações usando esse recurso.

Mais oportunidades de negócio

Segundo dados do Google, mais da metade dos acessos à internet foram feitos através de dispositivos mobile. Esse número vem crescendo a cada ano, tornando ainda mais urgente a necessidade das empresas em adequarem seus negócios a esses dispositivos. Afinal, ninguém quer perder essa parcela tão grande do mercado, não é mesmo?

É importante lembrar que grande parte desses consumidores que utilizam dispositivos móveis são jovens de até 25 anos, e os mesmos já possuem o hábito de consumir produtos e serviços pela internet.

Mensuração de dados

Outro fator muito importante nessa nova tendência do mercado digital é a possibilidade de identificar não só suas preferências, mas também mapear sua localização. Isso possibilita que ações de mídia instantânea sejam feitas, captando o consumidor quando ele passa em frente à sua loja ou nos arredores do seu quarteirão, por exemplo.

O SEO Local pode auxiliar nesse tipo de estratégia. Por exemplo, se a sua empresa possui unidade física ou atende uma região em específico, essa otimização aumenta os horizontes de vendas locais. Veja como funciona:

  • Crie um perfil da sua loja no Google;
  • Invista na experiência dos seus clientes, tanto online quanto presencialmente;
  • Ao final de toda venda realizada, solicite pela avaliação do produto e atendimento;
  • Foque em palavras-chave no perfil da loja que tenham relação com a região;
  • Produza conteúdo direcionado aos leads e prospects do local.

Site responsivo

Mesmo com todas as possibilidades que o m-commerce pode oferecer para a expansão de um negócio, ainda existem muitas empresas que não possuem um site otimizado para atender esse tipo de demanda.

O layout responsivo, por exemplo, é um fator determinante para acessos de usuário com ou sem deficiência, além de facilitar a usabilidade de forma geral.

Venda mais com o M-commerce

Por isso, é muito importante que você antes de você ingressar nesse meio, certifique-se de que sua loja esteja bem estruturada e preparada para acessos mobile. Isso garantirá que mais pessoas encontrem o seu negócio e consumam os produtos de sua loja.

E aí, restou alguma dúvida sobre o que é m-commerce ou sobre como adequar sua loja para que essa nova tendência? Conte pra gente nos comentários abaixo, será um prazer tirar as suas dúvidas!

Quer conhecer uma das melhores plataformas do mercado e saber como investir no M-commerce? Entre em contato!

TAGS: